quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Conhecimento compartilhado - Como apresentar seu projeto

Tudo começa com ASP, Answering sugestioning process (no meu inglês duvidável).

O que isso faz e pra que serve?

Esse é o processo utilizado por mim, por você e por todos que conhecemos que em algum momento oportuno resolve obter uma informação através de um diálogo. São 7 processos que se resumem basicamente em:

1 - Perguntar: Sim, é óbvio que se você resolver obter uma informação que você não sabe de alguém, você PRECISA PERGUNTAR, e perguntar do jeito certo. Existem dois modos de se perguntar alguma coisa, e após esses dois modos existem mais dois "sub-modos" que se resumem em:

Perguntas fechadas: São perguntas que se responde com SIM ou NÃO.

- Perguntas fechadas especificas

- Perguntas fechadas não especificas

Perguntas Abertas: São perguntas que não podem ser respondidas com um mero SIM ou NÃO. (exemplo idiota: Qual sua idade)

- Perguntas abertas especificas

- Perguntas abertas não especificas

Qual a importância dessas perguntas? Elas te ajudam a obter as informações desejadas através de simples alterações no modo de se perguntar. Nós não devemos utilizar nunca os modos "NÃO ESPECÍFICOS", porque eles literalmente chovem no molhado. Você pergunta alguma coisa do tipo "Você gosta!?" e a pessoa pode responder que sim ou que não, mas isso não assegura que ela está respondendo sobre o assunto que você perguntou. Isso assegura que ela te ouviu e que respondeu algo que ela quis, sobre o que ela quis. Seja específico em qualquer um dos casos de perguntas.

2 - Ouvir: De preferência em silêncio. Ouça o que o idiota na sua frente está respondendo e fique calado quando fizer isso. As pessoas só continuarão à responder suas perguntas se você continuar ouvindo as respostas. Caso contrário elas terão o prazer em responder qualquer coisa e/ou virar as costas e sair andando.

3- Apoiar: Sim, a maioria das pessoas é carente. Apoie todas as respostas, isso ajuda as pessoas a continuarem à responder e as vezes até dá um ânimo a mais! Diga que compreende, que isso é uma visão importante, um ok de vez em quando, ou simplesmente BALANCE A CABEÇA AFIRMATIVAMENTE. Isso causa nas pessoas um sentimento de conforto, e faz com que elas continuem felizes e que enxerguem em você alguém com quem elas podem contar, alguém bacana com quem vale a pena conversar e vale a pena dar as preciosas informações que elas e SÓ ELAS tem.

4- Ecoar: Não quer dizer que você vai papagaiar o que a pessoa disse... muito menos se ela for um pato (e patos não ecoam). Ecoar nada mais é do que escolher o caminho e dar um motivo para a pessoa que está respondendo de se aprofundar no assunto retratado, fazendo assim com que ela lhe dê mais informações sobre o que você deseja saber. EXEMPLO: Alguém chega pra você e fala "Eu odeio esse design modinha..." Aí você ecoa dizendo "Modinha!?" e aí ela lhe dá a informação que faltava dizendo "É, esses gráficos em forma de folhas e com aparência art-noveau". Viu? Simples assim, mas cuidado pra não estragar tudo e ficar toda hora "Modinha? Design? Ódio?" que pega mal...

5- Espelho Mágico: Não é nenhum filme de Hollywood e nem a sua mãe. O espelho mágico vai te salvar todas as vezes de enrascadas tremendas, e você nem vai saber mais como viver sem ele. Essa coisa miraculosa é nada mais, nada menos, do que algo que vai receber uma crítica e devolver um ponto forte, sem criar um inimigo. Querem um exemplo no design? (sim isso exclui o resto dos mortais não designers) Você tá apresentando um projeto pra um restaurante e chega no cardápio. Aí você como bom designer fala que o papel vai ser o X e que vai ser laminado foscamente (existe isso!?). Aí um bonitão do restaurante vira pra você e fala: MAS ISSO É MUITO CARO. O seu espelho mágico vai ser acionado e vai devolver algo assim: "É MUITO INTELIGENTE PENSAR NO CUSTO BENEFICIO DAS COISAS, POR ISSO EU VOU MOSTRAR OS BENEFICIOS DE SE LAMINAR UM CARDÁPIO..." Pronto, você quebrou a perna do engraçadinho, chamou ele de inteligente, não mostrou que é caro, não deu margem pra essa ideia persistir na cabeça das outras pessoas, e ainda falou que o beneficio é muito bom. Espelho mágico é tipo a sua mãe, ela ignora que você faz xixi fora da privada, mas deixa bem claro que você tira notas altas e que não deixa a toalha molhada em cima da cama.

6- Anotar: Anote mentalmente tudo. GUARDE CADA PEDAÇO DE INFORMAÇÃO QUE A PESSOA LHE DER. Isso não tem o que explicar, você ouve, raciocina e guarda. Simples assim, mas requer prática e persistência.

7- Utilize o conteúdo das respostas na conversa: Afinal, você aprendeu o quê com essa coisa toda? Faça uso do conhecimento adquirido nas próximas conversas, é muito mais legal conversar com uma pessoa que entendeu o que você disse.

Beleza, agora vocês sabem perguntar! Depois eu escrevo sobre as outras coisas que aprendi na palestra bacaníssima do Fábio Marques, aliás, Fábio meu chapa, se você encontrar aqui alguma referência ao seu texto, pode ter certeza que está certo, eu escrevi o que ouvi (mudando partes para o meu cotidiano, claro)

Abraz e é isso!

Caraca que longo!

Um comentário:

Tatí disse...

Mike, muito legal esse seu passo a passo.

Sabia que ainda nessa semana, o cara do suporte lá do trabalho tava fazendo umas atualizações no meu micro e eu tava pangüando. Ai eu vi umas revistas em cima da mesa que eles assinam sobre java e pensei "tô fazendo nada mesmo..." E comecei a folhear a revista. Sabia que eu li uma matéria que dizia para os desenvolvedores fazerem isso? Perguntar, ouvir, questionar, anotar, etc?
Fiquei muito feliz porque, esses desenvovledores, mais do que a gente, precisam exercitar a conversa, sabe...mas é verdade...tudo isso é master essencial: estratégia!!!