quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Designer... ser ou não ser...

Pois bem, esse post aqui vai ser um desabafo mesmo e fo**-se.
O negócio é o seguinte, como todos sabem e eu sempre comento aqui eu sou designer gráfico em formação, e hoje não aguentei e resolvi falar aqui o que eu falo pra mim mesmo faz muito tempo, se eu guardasse isso por mais alguns instantes eu não saberia o que fazer.
Eu trabalho em um estúdio chamado Tostex, bacana e parara... Recebo o salário equivalente de um estagiário normal da área e ok. Mas acontece que hoje conversando com um brother meu, Danilo Agra (grande rapaz) chegamos a mesma conclusão: Design não dá dinheiro. E no momento, dinheiro é uma das preocupações mais graves né?
Eu tenho amigos, em fase de formação, uns até com graduação menor que a minha, cursando Adm, engenharia, essas coisas... E a grande maioria deles é estagiário de algum lugar e ganha PELO MENOS 3 vezes o meu salário.
Agora pergunto: De onde é que eu tirei a idéia de cursar design gráfico? Sou moderninho e quero me achar!? Não, não acho que seja isso. Acho que o pior de tudo e o que me deixa mais triste é que eu gosto de design, eu gosto de fazer tudo que faço (com excessão de flash). Isso só me deixa mais triste, mais desanimado porque, provavelmente eu tenha que deixar essa paixão de lado pra poder sobreviver do jeito que eu gosto. Será que alguém tem a reposta disso? Tipo, talvez grandes designers formados e atuantes na profissão possam me dizer como proceder quanto a isso, mas por enquanto, sou só eu morrendo de medo e sem um put* na carteira.
Será que é alguma coisa comigo? Tipo, será que me faltam contatos? O que falta?
Ai, ai... Crescer é jogo duro, perceber que está crescendo é pior e dá muito mais medo... muito mais.
Bom, eu até tenho mais coisas pra dizer, coisas que seriam legais, mas, ando tão desanimado que iria soar como um filme mudo do 007, ou Trident com papel.

Talvez uma conversa com o meu bom e velho pai resolva isso, vou procurá-lo este fim de semana e posto o resultado logo após nossa conversa...
Mas parecer que não vai ter jeito... infelizmente.
Se alguém aí (apesar de só eu ler esse blog, apesar de que acho que a Clara lê de vez em quando também) souber uma solução ou tiver alguma palavra de conforto pra dizer, por favor diga, esse é o momento certo, acredite.

Abraços à todos.
ass. Mike, deprimido e abandonado.

4 comentários:

Felipe Zveibil Fisman disse...

Sabe que eu te amo né?
Quer um abraço?

Mike disse...

Olha.. vou aceitar dessa vez...

Felipe Dias disse...

fica assim ñ mike!!!
Tudo na vida passa, até uva passa (ai q horrível!!!)





sem querer ser inconveniente, eu mudei o endereço do meu blog
hidrocafeteria.blogspot.com

Pioux's disse...

Sei la Mike..... Eu sou uma pessoa que acredita que você pode fazer tudo o que quiser na vida.... E acho que agente deve fazer o que faz agente feliz....
Design pode ou pode não dar dinheiro... Isso sempre vai depender do que vc faz com ele... É claro que é uma profissão arriscada; Ou vc ganha muito dinheiro ou é miserável....
Mas acho também que é um campo em crescimento.... E que se vc queria ser milhonário e pá talvez devesse escolher um outro caminho (como aplicar ações)... Mas como eu disse... Eu acho que tudo é possível e que, talvez não enquanto estagiário, mas que se pode viver muito bem como um designer gráfico....

Acho que a pergunta que vc tem seja encontrada em muitas outras profissões no mundo também... mas o que seria dele sem elas? Acho que a primeira coisa q vc tem a fazer é valorizar vc mesmo o seu trabalho e depois sempre q puder mostrar isso para os outros.... Vc escolheu uma profissão em crescimento... mas o crescimento dela tbm depende de vc.... Assim como vc tbm pode ser um proficional de adm e passar a sua vida toda ganhan do o mesmo salariosinho de mer#$ que vc ganhava como estagiário a vida toda.... acho q tudo são questões de escolhas, empenho e tbm um pouquinho de sorte.....

Boa sorte aí com o q qr q vc escolha ^^